sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Microsoft Flight 2010 - Novo jogo derivado do simulador de voo, está a caminho.

O Microsoft Flight, novo jogo derivado do simulador de voo, está a caminho. Mas deverá ser bastante mais simples que seus antecessores.
Embora nunca tenha pilotado um avião de verdade, aprendi muito sobre aviação com o Flight Simulator, uma mistura de jogo com ferramenta didática. No final dos anos 90, me diverti voando em aeronaves variadas, explorando paisagens, condições meteorológicas e técnicas de navegação. Também fazia maluquices proibidas na vida real, como voar por baixo de pontes e da torre Eiffel, em Paris.
O programador e aviador Bruce Artwick começou a desenvolver o Flight Simulator no final dos anos 70, quando era estudante numa universidade perto de Chicago. Isso explica por que o aeroporto padrão do simulador era o Meigs Field, no centro de Chicago (que, em 2003, foi transformado em parque). A subLOGIC, empresa fundada por Artwick, licenciou o simulador para a Microsoft em 1982. Diz a lenda que, naquela época, Bill Gates estava fascinado pelo livro Voo Noturno, do francês Antoine de Saint Exupéry (aquele do Pequeno Príncipe). Exupéry descreve, em detalhes, a sensação de pilotar um pequeno avião. É essa sensação que o Flight Simulator tentava reproduzir no computador.
A última versão do software, chamada Flight Simulator X, saiu em 2006 e ainda pode ser encontrada nas lojas. Tem 26 mil aeroportos e 21 aeronaves, incluindo dois helicópteros, uma asa delta motorizada, um hidravião e um planador. Também traz alguns modelos clássicos, como o avião de acrobacias Extra 300S, meu predileto. Mas aprender a voar no Flight Simulator não é fácil. Há quem diga que é quase tão difícil quanto aprender a pilotar um avião real. E o objetivo do simulador é esse mesmo -- ser tão realista quanto possível. Quando estava começando, espatifei várias vezes um Cessna 182 Skylane antes de conseguir fazer meu primeiro pouso razoavelmente elegante.
Como pouca gente estava disposta a investir semanas no aprendizado, o público para o Flight Simulator era restrito. De 2006 em diante, o simulador foi sendo abandonado pela Microsoft. No ano passado, 27 anos depois de ter licenciado o produto, a empresa dissolveu a equipe encarregada de desenvolvê-lo. Agora, o pessoal de Redmond está anunciando um futuro jogo com o nome Microsoft Flight. O que deve vir por aí é um jogo mais simples e fácil de jogar, capaz de agradar a um público mais amplo. Mas a Microsoft ainda não divulgou detalhes. Temos só o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário